Vamos falar de alimentação?

21 jan

Coloque verde no seu prato!

Coloque verde no seu prato!

Oie, garotas (e garotos) lindos! Cada dia mais esse Blog se torna especial para mim e o bacana é poder falar das minhas experiências com vocês, afinal estou tão acostumada a falar das experiências das minhas personagens nos livros. Esse é nosso cantinho oficial da troca de experiências e eu adoro saber o que vocês pensam. 

Muitas leitoras me escrevem perguntando detalhes da minha vida. Apesar de eu ser escritora, muitas curtem minhas roupas, perguntam onde comprei meus sapatos, que esmalte uso e muita gente questiona como consigo me manter magra, pedem receitas dos pratos que às vezes coloco no Instagram e eu mesma preparo. Por isso, pensei em falar um pouco mais do assunto aqui no Blog. Até porque no final de semana falei com duas amigas sobre o tema e me inspirei!

Primeiro, vou começar falando: Nunca tive problema com peso. O que pode decepcionar quem já nasceu com problemas de obesidade, afinal se eu nunca fui acima do peso como posso querer dar conselhos sobre alimentação, peso…? É, fui magra a vida toda, mas acho que posso dar umas dicas interessantes.  E assim como muitas pessoas que são criticadas por estarem acima do peso, ser magra já foi um problema nos meus dias. Quando adolescente, minha magreza me fez sofrer bullying na escola. Eu tinha um corpinho magrinho demais e os garotos me criticavam, achando que de uma hora para a outra eu engordaria 10 quilos. Aprendi naquela época a ser forte e comecei o exercício de gostar de mim.

Mesmo não tendo problemas para engordar, entendi logo como a alimentação faz diferença para que o meu corpo fique bonito, eu consiga manter o peso (quanto mais idade a gente tem, mas complicado fica manter o peso) com uma alimentação que me faça bem e o mais importante: tenha saúde. Porque ser magra não é só uma questão de visual, mas de bem estar. Não adianta sonhar com o corpo perfeito se você vive comendo hamburguer, devorando doces, pão e ficando amargurada na frente do espelho. Quando você olha uma dessas famosas de biquíni com um corpo bonito, pode acreditar que ela faz conceções alimentares. Impossível comer tudo aquilo delicioso que existe na nossa geladeira e o corpo não devolver seu investimento nessas gostosuras. Seu corpo apenas responde. Eu tinha uma conhecida que um dia afirmou comer um barra de chocolate por dia. Uma barra dessas grandes por dia? Isso mesmo. Ela pesava mais de 120 quilos e detestava a vida que tinha. Ué, o corpo dela apenas obedecia! Opa, mais uma barra de chocolate? Pode deixar que vou fazer o que você está me pedindo: en-gor-dar!

De tanto me preocupar com alimentação, hoje algo ótimo acontece: Se tem algo gordurento, como um bacon, eu imagino aquilo nas minhas veias e decido não comer. Tá, eu sei é meio neurótico, mas me impede de comer muitos alimentos que não me fariam bem. O contrário também acontece. Quando eu como um brócolis, penso no bem que estou fazendo no meu sangue e organismo como um todo. Fico nervosa com quem sei que só come massas, gorduras e empanados. O que a pessoa está fazendo com ela mesma? No futuro o corpo vai cobrar! Porque é saúde! Saúde… E um corpo sequinho de brinde.

Se você quer perder peso, precisa primeiro refletir tudo que você morde e engole analisando o que anda fazendo de errado. Prestar atenção mesmo, ficar em alerta. Pratos sem legumes e salada só farão você ter problemas de saúde. Você odeia salada? Detesta legumes? Desculpa dizer, mas isso não interessa para o seu organismo. Seu corpo não entende que você não gosta e não se torna compreensivo por isso, tentando alternativas. Ele precisa desses alimentos e começa a falhar com a ausência de nutrientes. Posso falar por mim: comecei comendo salada na adolescência, me forçando, tentando e de repente passei a sentir falta. Para mim, por exemplo, um prato de massa fica ainda mais delicioso se eu também como uma saladinha que pode ter alface, tomate cereja, palmito, um pimentão amarelo e outras delícias saudáveis.

Beber água também é fundamental. No meu caso, eu preciso lembrar da água. O dia vai passando e esqueço. É bacana você avaliar o que está errando, para melhorar e tentar mudar isso. Não adianta comer pão, queijo, almoçar lasanha quatro queijos, lanchar sonho com refrigerante, jantar macarronada e antes de dormir comer bolo. Eu adoraria devorar todas as delícias do mundo, mas para manter o corpo e a saúde necessita introduzir alimentos menos calóricos na sua alimentação. Não sou de comer pão no café da manhã. Normalmente, vou de torrada, mas já li que um pão de manhã não tem problema, ou seja é questão de não extrapolar. Não sou de comer massa durante a semana. Mergulho fundo nas carnes brancas, saladas e legumes. Até arroz eu dou uma diminuída. Amo chocolate, mas também evito.

Que tal se vocês começassem a mudar aos poucos. Não acredito em medicas radicais. O paladar precisa se acostumar. Se você radicaliza, desiste no meio do caminho e não consegue realizar a transformação de mudar sua alimentação para melhor. Garanto que devagar e sempre, mudando aos pouquinhos, um dia você vai falar: “Hum, estou com um desejo de comer uma saladinha”.

(IMPORTANTE: Sei que algumas garotas têm problema de obesidade e mesmo comendo alimentos saudáveis, engordam com facilidade. Não sou médica, nutricionista, estou apenas passando minha experiência. Aconselho você a sempre procurar um médico. Esse post é para as pessoas que se alimentam errado e poderiam perder peso, se conseguissem mudar a rotina das suas refeições, mas vale você conversar com quem pode ajudar você de maneira individual, entendendo seu problema e ajudando você nos seus questionamentos) 

Esse tema rende muita coisa bacana para contar. Espero que tenham gostado da minha reflexão. Aguardo o feedback de vocês! Como é a sua alimentação?

Linda semana! Sejam sempre felizes!

5 Respostas to “Vamos falar de alimentação?”

  1. OI 21 de janeiro de 2013 às 10:41 pm #

    COM EU POSSO ALIMENTA SEM INGORDA

    • blogtammyluciano 22 de janeiro de 2013 às 2:43 am #

      Não comendo tanta besteira! 🙂 Se você me adicionou no Face, eu adicionei. Não deixo ninguém esperando.

  2. OI 21 de janeiro de 2013 às 10:43 pm #

    zezinho_eudenovo@hotmail.com ADD NO FACE

  3. Elisama Rodrigues Lucena 22 de janeiro de 2013 às 4:17 pm #

    Tammy é muita folha……

Deixe um comentário

