05 de maio de 2012, Comentando sobre as comentadas 5 estrelinhas…

6 maio

Oie, pessoas lindas!

Uma blogueira com quem sempre tive um contato bem querido, e continuo a ter, comentou comigo que ela não acha legal quando eu aviso no Twitter que algum livro meu ganhou 5 estrelinhas, dizendo que pode soar como querer tirar onda, ou esfregar na cara dos outros. Ela falou com a melhor das intenções, é uma pessoa muito querida comigo e me deu apoio em momentos especiais. Primeiro, pensei “Vou deixar esse assunto para lá”. Tem também quem ache que eu não deva falar sobre o comentário, mas eu não coloco pano quente em nada nessa vida, e resolvi falar aqui no Blog porque pelo que entendi a observação não é apenas dessa blogueira.

Jamais, em tempo algum, usaria o meu livro para me achar melhor ou querer “tirar onda”. Fiquei triste imaginando que a blogueira me imaginou colocando um tweet e pensando “vou esfregar na cara dos outros”. Que tenso! E que triste seria eu usar meu trabalho para cometer o exercício do ego. Desde que descobri o Skoob, acompanho o andamento dos meus livros, leio as resenhas… Ganhar 5 estrelinhas é bem melhor que 1, mas vejo como um direito lindo de liberdade a pessoa comentar o que quiser sobre o livro que leu. Para mim, o melhor do Skoob é o contato positivo com os leitores e ler as resenhas que doendo ou não me fazem crescer como profissional da escrita. Leio as observações, o que um amou, o que o outro não gostou e todas as opiniões me importam.

A divulgação das 5 estrelinhas sempre foi uma maneira querida de comemorar com os leitores: “Poxa, um livro meu ganhou 5 estrelinhas, coisa boa!”. As 5 estrelinhas eram apenas uma maneira de dividir com os leitores algo especial acontecendo. Afinal eu penso que se a pessoa está ali no Twitter me seguindo, ficará feliz com alguma notícia boa a respeito do meu trabalho. Eu me dedico pensando no melhor que posso ser, não fico com sentimento ruim dentro de mim, querendo me vingar, ainda mais de quem? A pessoa deu uma estrelinha para o meu livro por que me odeia? Nunca pensei assim. Continuo me relacionamento bem com quem não gostou de algum livro meu. Faz parte! Se tem uma coisa que sou totalmente contra é gente que se acha superior, esnobe e muito menos quem acha que está acima do bem e do mal. Entrei para a vida literária com a certeza da necessidade de aceitar julgamentos.

Talvez exista um certa glamourização por parte das pessoas em relação a profissão do escritor, e talvez do artista como um todo, como se a carreira tivesse um luxo que aumenta com o sucesso. Sinto decepcionar, mas minha vida desde que lancei o primeiro livro pouco mudou em relação á quantidade de trabalho e batalha, escrevendo todo dia, me dedicando muito para dar certo, assumindo cada dia mais responsabilidades e no meio disso, tendo minha vida simples de ir nos mesmos lugares, ter os mesmos amigos (de anosssss!) e a minha família em uma torcida especial. Existe muito da dificuldade de todo dia, dos sapos que precisamos engolir e das dificuldades e preconceitos que nós escritores não comentamos porque o mais importante é falar de literatura e exaltar a importância da leitura. Posso garantir que ser escritor é tão árduo como qualquer outra profissão.

Sou apaixonada pelo meu trabalho e as coisas lindas que ele me proporciona como conhecer pessoas especiais, viver do que amo, ter a rotina que mais pedi a Deus e ter a alegria de ver meus livros na livraria. Mas se algo que escrevi está na livraria, isso jamais me fará melhor que ninguém. Por isso, me esforço tanto para responder as pessoas, retribuir a atenção, as palavras fofas e um carinho que eu imaginava existir, mas não tinha ideia da potência. Aliás, a parte triste dessa situação é pensar que jamais me recuso a atender quem quer que seja, nunca me coloquei em posição de estrela, meu braço dói de tantas horas que fico na frente do micro e um ato bobo de dizer:”Fulano de tal me deu 5 estrelinhas! Eba eba eba!” acabou tomando um vulto errado de exibição sem propósito que nada combina com tudo que desejo para mim e para a relação que firmo com as pessoas que acompanham meu trabalho.

Como comentei no Twitter, já que meus comunicados de estrelinhas viraram assunto, decidi suspender a prática. Desde já, deixo aqui minha felicidade com as pessoas que leram algum livro meu e o acharam merecedor de 5 estrelinhas. E qualquer coisa que acharem de chato, podem continuar me dizendo, afinal às vezes algo que acontece e foi feito com uma intenção toma umqa conotação diferente e faz uma energia oposta da intenção real.

Esse post não tem caráter de polêmica, apenas de esclarecimento, dando continuidade a relação franca que sempre tive e sempre terei com quem acompanha as minhas letrinhas e me dá a chance de realizar sonhos em livros.

Bjinhos. Tammy

Anúncios

6 Respostas to “05 de maio de 2012, Comentando sobre as comentadas 5 estrelinhas…”

  1. Gleice 7 de maio de 2012 às 12:06 pm #

    Falou tudo, lindona!

    E bola pra frente, que já quero ler o próximo livro! 😉

    • blogtammyluciano 7 de maio de 2012 às 10:52 pm #

      Gleice, obrigada! Gosto de falar o que sinto sabe, ainda mais sabendo que tem gente que gosto imaginando algo que jamais pensaria. Tô caprichando no próximo livro! Espero que vocês gostem ainda mais!!! 🙂

  2. Vanessa Lampert 9 de maio de 2012 às 1:53 pm #

    Tammy, eu acredito que a moça pense que fez isso para o seu bem, mas provavelmente ela se sentiu incomodada e achou que outras pessoas se sentiriam também. Ela nem deve ter entendido o que sentiu, mas é um problema dela, não seu, entender a raiz desse sentimento. Imagina se a gente vai ficar pensando em todas as interpretações possíveis antes de dizer alguma coisa? Perde totalmente a liberdade, não tem como.

    O problema é que, como você disse, as pessoas esperam uma atitude mais blasé, uma coisa de “não tô nem aí, deu cinco estrelinhas? Não fez mais do que a obrigação, afinal de contas, meu livro é bom”…hahaha…vai chegar uma hora em que você não conseguirá comentar tudo, nem responder a todo mundo, ou então não conseguirá trabalhar mais (e aí provavelmente vão te criticar, dizendo que você “está se achando”…não tem como agradar…rs…), mas é ridículo fingir ser alguém que você não é, só para “não pegar mal”.

    Se a pessoa está com maus olhos, nada do que você fizer será visto de maneira positiva. O apóstolo Paulo, escrevendo a Tito, disse uma grande verdade: “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (Tito1:15) Então sempre vai ter gente criticando, vendo maldade onde não tem, e algumas até na melhor das intenções acabam fazendo um comentário nada bacana.

    Depois que a pessoa te conhece, entende como você é. Antes de te conhecer, vai entender o que ela quiser entender.

    Beijos!

    • blogtammyluciano 9 de maio de 2012 às 2:51 pm #

      Vanessa, muito obrigada pelas palavras. Você como sempre com esse dom abençoado das palavras. Sim, eu sei, mas quis escrever para esclarecer mesmo e no mais, segui porque agradar todo mundo nem o nosso perfeito Jesus conseguiu. Obrigada pelo apoio e fico feliz de poder contar com sua torcida. Essa carreira não é fácil, mas eu amo e sou feliz demais escrevendo. E a parte boa são essas amizades que tenho a chance de manter com a literatura aproximando ainda mais! 🙂 Sucessoooooo!

  3. Janaina Tavares 18 de maio de 2012 às 6:39 pm #

    Oi Tammy!

    Não posso acredita que alguém conseguiu ver maldade nisso? Eu acho fofo que você comemore cada comentário positivo ou estrelinhas que você recebe no Skoob. É um direito seu e, de certa forma, faz parte da pessoa bacana e querida que você é.

    B-jussss! ♥

    • blogtammyluciano 31 de maio de 2012 às 12:32 am #

      Obrigada, mas enfim deixei de lado divulgar as estrelinhas. Não quero contrariar, minha intenção era que fosse algo bacana! Valeu pelo apoioooo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: