05 de outubro de 2011, terça-feira. Bienal de Pernambuco, obrigada!

5 out

Encantador o carinho da Pernambooks com meus livrossss! Lindo!

Depois da alegria de participar do Programa do Jô, fui para Recife para palestrar e autografar na Bienal de Pernambuco. Sempre penso como meus livros são queridos, me levando para conhecer o Brasil e viver momentos especiais como jamais imaginei, conhecendo pessoas lindas que marcam ainda mais meus momentos.

Cheguei em Recife na sexta-feira e de cara já me apaixonei pela cidade. Eu, a escritora Patrícia Barboza e o Bruno Borges ficamos hospedados em um hotel na Praia de Boa Viagem. A vista linda, com uma praia encantadora e uma enorme expectativa
para saber como seria a Bienal. Jantamos na cidade, imaginando como seriam os debates na feira, como seria encontrar os leitores, eu estava muito animada demais. Torci para as horas passarem rápido, chegar logo o outro dia e o horário de chegar na Feira. Ou vocês acham que só leitor fica animado para encontrar seu escritor? Eu amo encontrar vocês!

De manhã, fui conhecer um pouco da praia de Boa Viagem. É linda, com prédios super diferentes e um calçadão cinematográfico para caminhar. O sol estava forte e a água de coco veio na hora certa. Confesso que as várias placas de tubarão parecem saídas de um filme. Sentada olhando aquele mar, pensei como minha vida mudou e como hoje vivo momentos especiais que durante muito tempo eram apenas sonhos. Quando imaginei conhecer Recife com meus livros? Fico feliz de realizar meu trabalho hoje em dia de maneira tão bacana.

Depois de almoçar, corri para me arrumar. Chegamos no horário marcado para o evento do dia: um bate papo ao lado dos meus amigos Enderson Rafael e Patrícia Barboza no Café Cultural. Logo na chegada, enquanto eu fotografava uma moça muito simpática gritou:

– Lhe vi no Jô! Tira uma foto comigo? – Claro que tirei, achando o máximo aquele “lhe vi no Jô” com sotaque recifense.

Chegamos na entrada do Café Cultural e logo tinha um grupo querido de blogueiros ao nosso redor. Coisa boa! É sempre o máximo encontrar a turma da blogsfera literária que tanto acompanha, torce e divulga nosso trabalho. E é impressionante como meus livros mais uma vez me fazem viver momentos queridos. Os olhares daquelas pessoas, os sorrisos… Tudo isso fica em mim como lindas fotos que vou carregar para sempre.

O Café Cultural estava lotado e foi uma alegria perceber que ainda mais gente entrava para nos assistir. Falar do meu trabalho é sempre maravilhoso. Bom demais poder detalhar meus livros, curiosidades, rotina do trabalho, Novas Letras…

Terminamos o debate e corremos para o estande da Pernambooks para autografar livros. Eu e o Enderson Rafael dividimos a mesa de autógrafos e eu não me cansarei de dizer como é emocionante acompanhar meus amigos também fazendo sucesso. Enderson autografou muito livroooo!

No dia seguinte, segundo dia de Bienal e eu consegui ser ainda mais feliz. Depois de um engarrafamento louco, chegamos (eu, Enderson Rafael e Patrícia Barboza junto com o nosso assessor Bruno Borges e uma equipe da Bienal) e corremos para o Círculo de Ideias para debater “O mercado editorial e os jovens autores”, tendo como mediador o Ney Anderson. Foi um papo onde o Novas Letras conseguiu ressaltar seu otimismo com o mercado de  trabalho. Sabemos das enormes dificuldades para o autor brasileiro, mas e daí? Apesar das altas vendas dos livros internacionais, tenho orgulho de fazer parte de um grupo que está mudando o cenário, que tem conseguido conquistar o coração dos leitores e mostrar que autor brasileiro também tem carisma, talento e força bastante para animar o mercado literário.

Depois do debate, eu e Enderson Rafael tínhamos mais uma tarde de autógrafos no estande da Pernambooks! Mais um dia de alegria e dessa vez… nossa… Apareceu mais gente do que eu podia imaginar e autografei para muita gente querida. Bom demais poder conhecer mais de perto vários blogueiros da Paraíba e Pernambuco. Povo fofo demais que me recebeu de maneira muito especial.

Depois dos autógrafos, eu e Enderson fomos prestigiar a querida Paula Pimenta (autora das séries “Fazendo meu filme” e “Minha vida fora de série”). Não resisti e trouxe para casa “Minha vida fora de série”. O livro está lindo, lindo!

Depois de um dia tão especial, eu, Enderson, Paula Pimenta muito bem acompanhados da querida Mariana Paixão fomos comer em um restaurante chamado Parraxaxá. Lugar fofo, gente! Quando a pedimos pimenta, o garçom brincou dizendo algo como: “Eta, para povar nossa pimenta tem que estar preparado!” Além da comida maravilhosa, o papo foi divertido, rimos muito, dividimos pensamentos, tiramos fotos e gravamos um vídeo fofo para o Blog da Mariana!

Voltei para o Rio de Janeiro com os queridos Patrícia Barboza e o Bruno Borges, comemorando essa viagem para Recife. Conheci tantas pessoas amáveis, lindas, que me receberam com tanto carinho, me fizeram sentir tão especial… Amei poder falar do meu trabalho e fico ainda mais feliz quando vocês me dizem que o encontro com a gente foi importante, falamos algo útil e realmente valioso. Eu quero escrever e também falar de literatura. E isso tudo só acontece porque vocês aparecem para conversar e curtem o meu trabalho. Meu enorme obrigada para quem foi nos eventos do Novas Letras!

Vários blogs comentaram minha participação na Bienal de Pernambuco e claro  vou colocar o link aqui e agradecer o carinho de vocês que é sempre combustível para continuar:

http://restaurantedamente.blogspot.com/2011/09/viii-bienal-internacional-do-livro-de.html#more

http://leitorcabuloso.com.br/2011/09/noticia-bienal-1%c2%aa-impressoes/

http://leitorcabuloso.com.br/2011/09/pombo-correio-da-bienal-part-1/

http://www.muitopoucocritica.com/2011/09/29/bienal-de-pe/

http://palavrasproliferas.blogspot.com/2011/09/bienal-do-livro-pe-2011-dia-2509.html

http://www.booksjournal.org/2011/09/books-journal-na-bienal-de-pernambuco.html

http://livretando.blogspot.com/2011/09/viii-bienal-internacional-do-livro-de.html

http://afabricadiversaoearte.blogspot.com/2011/09/bienal-internacional-do-livro-de_27.html

http://capaetitulo.blogspot.com/2011/09/bienal-do-livro-de-pernambuco-dia-2.html

(Se algum blog me citou em algum post, avisa que incluo correndo aqui!)

Viram como fui lindamente bem tratada? Recife, obrigadaaaaaaaa!

Com amor. Tammy

Anúncios

Uma resposta to “05 de outubro de 2011, terça-feira. Bienal de Pernambuco, obrigada!”

  1. Butterfly Smile Klau (@klaudiamelohair) 5 de outubro de 2011 às 5:22 am #

    Vou querer todos! Rs! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: