03 de junho de 2011, sexta-feira. Lindas horas em Brasília…

3 jun

 

Obrigada, Brasília!!!

Há muitos anos, estive em Brasília. Meu pai estava trabalhando na cidade e lá fui eu rever minha família e turistar. Tinha curiosidade de saber como era o lugar onde o país é decidido, onde trabalham os políticos. Lembro de estar no carro com meus pais e minha irmã, vendo os prédios dos Ministérios. Jamais imaginei voltar em Brasília de maneira tão especial, para autografar.

Na quarta-feira, dia 01, retornei à capital do país. O dia foi corrido e eu teria umas oito horas para ficar na cidade. Tinha muito tempo que eu não corria tanto… rs Meu vôo e do escritor Enderson Rafael, outro convidado do evento, atrasaram. Saímos do aeroporto 16 horas. A querida escritora Janaína Rico (autora do livro “Ser Clara”) nos recebeu no aeroporto e nos levou até o Bellini que é um desses locais de Café chiques e fofos. Lá, a gente papeou, lanchou e eu me arrumei. Troquei a roupa no banheiro e fiz a maquiagem, conversando com os autores na mesa… rs Durante o papo, conheci a autora Gacy Simas, seu marido que também é autor, e a produtora de eventos Roberta Doellinger, sócia da Janaína. Saímos da Bellini, pegamos um engarrafamento enorme até a livraria e nessas horas começa a me dar um friozinho na barriga. Mas ainda bem, deu tudo certo e chegamos no horário marcado.

A Livraria Cultura do Shopping Iguatemi de Brasília é simplesmente lindaaa! Meu trabalho me leva em cada lugar lindo. Logo as pessoas foram chegando e é sempre muito emocionante conhecer gente nova, estar perto de quem já falo constantemente no Twitter e sentir como esse mundo de livros faz girar uma energia do bem. Mal chegamos e o Paulo (@Ler_mais) do Blog Vamos Ler Mais (o nome do Blog é muito bacana! http://blogvamoslermais.blogspot.com/2011/06/ler-esta-na-moda.html) veio falar com a gente, fazendo uma entrevista. O Paulo parecia muito interessado em saber de nós, dos nossos caminhos, trabalho, livros… Pena que o tempo era curto e não deu para falar mais.

E o evento finalmente começou…

A Janaína Rico foi a mediadora do encontro. Como é autora, soube fazer as perguntas certas e conduziu o bate-papo com maestria. Fora ser muito divertida, profissional, ter pesquisado sobre a gente e a platéia estar super interessada. Tinha tanta gente especial nos assistindo. O Aharom (aharomavelino) contou sobre sua vida, que na sua família as pessoas não liam muito e ele se tornou professor de Português e Literatura. É ou não é para achar lindo? (O Aharom tem um Blog. Visitem! http://natadosromances.blogspot.com/2011/06/encontro-com-autores-novas-letras-em.html)

Quem também estava lá é a Lena (@Blog_SRomantica), blogueira querida, carinhosa, que fez questão de demonstrar como nós autores somos importantes para ela (http://natadosromances.blogspot.com/2011/06/encontro-com-autores-novas-letras-em.html). Não posso falar da Lena sem comentar que ela estava acompanhada da família super fofa que me ajudou a fotografar e filmar o evento. A blogueira tinha com ela um caderninho e além de autografar no meu amado Sou Toda Errada, ela me pediu autógrafo no caderninho. Foi mais um motivo para me sentir querida. Lena, obrigada por esse carinho todo!

Também conheci o Gabriel, que apesar de ter apenas 21 anos, já tem 5 anos de carreira e o Ivonio (Ai, Deus, será que o nome dele é esse mesmo? Alguém me corrige se eu estiver errada?) que foi de uma simpatia enorme e demonstrou a maior curiosidade com o meu livro. Eu pedi desculpa pelo botton rosa, ele riu e respondeu: “Eu trabalho em uma ONG feminina, tá tudo bem. Tenho que conviver com uma persiana rosa no meu trabalho”.

Bom demais também ver na platéia um grande amigo do meu pai. Obrigada, Sérgio por ter ido me prestigiar e pelos elogios ao meu trabalho. Fico tão feliz quando as pessoas próximas podem acompanhar meus momentos, saber da minha carreira e dessa batalha linda que é ser escritora no Brasil…

Depois do papo que teve como tema “Livros e adolescentes – ler está na moda”, finalmente pude ver com mais calma a livraria. Que lugar lindo! Nessas horas, sempre penso nas pessoas que moram no interior e não tem a chance de morar perto dessas megas livrarias. Eu moro no Rio e ainda bem posso sempre passear nas grandes lojas de livros.

Foi bastante especial poder sentar com os autores Enderson Rafael, Janaína Rico e Gacy Simas (que é uma autora cheia de boas ideias, com uma clara noção da nossa profissão e uma simplicidade no melhor sentido da palavra) para autografar. A Gacy é autora de 19 livros, então vocês podem imaginar a experiência quando o assunto é livro.

 Foi bom demais poder autografar tantos livrinhos amados, papear, entregar meus marcadores, bottons… Cada dia mais entendo como é lindo o mundo dos livros e como as pessoas gostam de estar perto dos escritores e como respeitam o nosso trabalho. Ah, esses momentos lindos…

Uma pena é que o tempo era curto e eu precisava correr para o aeroporto. Obrigada para o maridão da Janaína Rico que nos ajudou a chegar no aeroporto mais rápido. Meu voo era 22:45. Se eu pudesse teria ficado mais. Cheguei no aeroporto e enquanto esperava o vôo, pensava em como é bom cada evento que participo. Demorei muitos anos para encontrar meu caminho da maneira que sonhei, mas agora sei exatamente o que quero, como quero e só posso agradecer vocês que fazem dos meus dias a certeza que é preciso seguir para poder corresponder cada dia mais esse carinho de vocês. 

Muita gente vive a vida toda sem poesia, eu quero a poesia na minha vida toda. Faço questão de poemas espalhados pelo chão, escritos nos cadernos e grudados nas paredes dos pensamentos…

******

Não posso esquecer de pedir a vocês que assistam o vídeo oficial do Novas Letras, meu grupo amado de escritores e comentem. O comentário de vocês pode ajudar muito o grupo a se fortalecer. Então não só assistam, mas comentem: http://www.youtube.com/watch?v=iK13IekfxbA Agradeço muitão!!!

O querido @episodiocultura divulgou meu livro na página dele. Fica aqui meu enorme obrigada. http://fanzineepisodiocultural.blogspot.com/2011/05/livro-sou-toda-errada-de-tammy-luciano.html  

Quero encerrar, com outro agradecimento MUITO especial. A Leitora Compulsiva (@LeitCompulsiva) que foi no evento em que eu estava na Fnac do Morumbi, leu Sou Toda Errada e publicou uma resenha comovente. Fico tão feliz quando vocês adoram um livro meu. Camila, obrigada pela maneira respeitosa e super fofa que falou de mim. Apaixonei na resenha!!! http://leitoracompulsiva.wordpress.com/2011/05/31/tammy-luciano-sou-toda-errada/

Muita coisa boa vindo por aí. É o carinho de vocês fazendo acontecer…

Com amor. Tammy

Anúncios

2 Respostas to “03 de junho de 2011, sexta-feira. Lindas horas em Brasília…”

  1. Janaina Rico 5 de junho de 2011 às 11:39 am #

    Tammy, querida!
    Foi um prazer te receber. Espero que venha mais vezes!
    Grandes beijos!

  2. Pri Beletato 12 de junho de 2011 às 6:39 am #

    Só agora consegui passar por aqui pra comentar – rsrs.
    Brasilia deve ter sido o máximo, heim? Deve ter feito o maior sucesso por lá – hahaha
    Arrasou no figurino e pelo que soube também mandou muito bem no debate.
    PARABÉNS por tanto sucesso, vc merece e com certeza vai ter ainda muito mais.

    Beijinhos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: