12 de maio de 2011, quinta-feira. Passos na Flipoços…

16 maio

Euzinha na Flipocos - Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas! Olha minha cara de feliz!!!

 Quando saí de casa para participar da Feira de Poços de Caldas, eu estava cheia de pensamentos. Não conhecia a cidade de Poços, não tinha ideia da Feira, e mesmo com as indicações positivas da Fernanda França, minha amiga do Novas Letras, que esteve no evento ano passado, eu não podia imaginar que ia ser um momento tão simpático. Sim, simpático, porque aconteceu tanto encontro, tanta comemoração, tanta alegria no ar. cheguei em casa, querendo voltar em 2012!

Saí do Rio e cheguei em São Paulo onde o Enderson Rafael (@endersonrafael) e a linda Verônica me pegaram. Fomos juntos de carro para Poços. Como agradecer esse apoio? Tem pessoas que fazem você sentir tão especial, mas tão especial. A viagem foi agradabilíssimaaaaaaa. Conversamos, rimos muito, falamos das nossas expectativas especiais com nossos livros, carreiras, nosso Novas Letras… A Vê deve ter ficado com a orelha cansada de tanto escutar falar de livros. Vê, querida, como agradecer seu lado fotógrafa, me ajudando a registrar meus momentos? Obrigada! 🙂

Chegamos na cidade, corremos no hotel e fomos conhecer o Cristo Redentor que fica no cume do Morro do Cristo Redentor. Foi inaugurado no ano de 1958 e tem, segundo me informei, 16 metros de altura. O lugar é lindo, vi a Cidade inteira, com um sol lindo colaborando para a beleza do momento. Tiramos umas fotos lindas. De lá, fomos para a Pedra Balão que é um monumento natural, com uma pedra em cima da outra, localizado na Serra de São Domingos, pertinho do Cristo Redentor. Tirei uma foto lá no alto da pedra, de braços abertos para comemorar meu momento em Poços.

Depois desse passeio pela cidade, fomos para a Feira do Livro, a querida Flipoços (@flipocos)! Ai, ai… Nunca vou me acostumar com aquela quantidade linda de livros, com a mistura de tanta gente pensando literatura e com a combinação de estandes, sorrisos, passos e a comemoração da leitura. Imediatamente pensei: Valeu ter vindo do Rio de Janeiro, valeu estar aqui… Eu e o Enderson Rafael fomos procurar a administração da Feira para nos apresentar. Falamos com o Benedito que estava de microfone na mão, divulgando livros. Ele nos levou no balcão de atendimento da Feira. Na revista do evento, lá estavamos nós, eu, Enderson Rafael, Fernanda França, Leila Rego sendo anunciados como atração no dia seguinte. Combinamos os detalhes para nossa apresentação, com uma coordenadora do evento (Ende, você lembra o nome dela?) e saímos para jantar.

O jantar foi uma espécie de comemoração. Eu comi um maravilhoso fetuccini, bem acompanhada de um dos casais mais fofos desse mundo, Ende e Vê. Duplinha querida demais. Depois de um ótimo papo, risadas, corremos para o hotel. O dia seguinte ia ser maravilhoso, mas bemmmmmmmmmmmmm longo.

Acordamos cedo e mesmo com vontade de conhecer mais de Poços de Caldas, nosso destino era a Feira do Livro da cidade.Chegamos e em poucos minutos eu e Enderson Rafael estávamos autografando perto da entrada da Hora de Prosa.

Começam aqui nossas horas mais especiais na cidade mineira.

O bacana das Feiras é a cara dos leitores quando passam pelos estandes. Olham com um misto de curiosidade, de “será que ela é legal?” e fazem perguntas super inteligentes. Impossível esquecer as pessoas queridas que vieram falar com a gente. Foi lindo e fofo conhecer a Nia (@Niasilva). Como não se render àquela menina sorridente que chegou chegando, já parecendo me conhecer há anos? A Nia é fã do Novas Letras e correu no horário do almoço para pegar seu autógrafo. Obrigada pelo carinho, pelo sorriso e pela recepção!

Depois, como não valorizar quatro meninas lindas que chegaram perto de mim e pediram autógrafo para as quatro? Elas fizeram uma vaquinha para comprar meu livro. Achei fofo! Então, beijo para as lindinhas Gabriela, Jaqueline, Mariana e Ianka. Não vou esquecer vocês, meninas!

Outro momento especial foi com o seu Oswaldo, um senhor de 82 anos, que já chegou no estande, contando do seu sonho de ser escritor. Abandonou a medicina porque queria ser feliz nos livros. Emocionado, nos mostrou um conto escrito por ele, comprou “Todas As Estrelas do Céu” do Enderson e me fez lembrar que o homem deve ter sempre sonhos para realizar, não importa a idade e o tamanho desse sonho.Vou torcer para o seu Oswaldo publicar seu livro.

A Fernanda França e a Leila Rego chegaram animadas para nossa apresentação. Confesso que meu coração bateu forte, quando chegou a hora de subir no palco. Eu, Enderson, Fernanda e Leila encontramos uma platéia atenta. Fizemos um evento diferente, em pé, e inicialmente cada integrante fez perguntas para outro integrante. Em pouquíssimos minutos, a platéia estava em silêncio, o que nos deixou muito feliz com a atenção e a curiosidade da galerinha. Encantamento. Nós estávamos encantados com aqueles olhares atentos e as perguntas inteligentes. Saímos do palco, realizados com aquele encontro.

Parte maravilhosa: conheci várias leitoras, entreguei filipetas, tirei fotos, autografei livro…

No meio daquela alegria toda, uma surpresa foi a chegada da Paula Pimenta (@paulapim), autora da querida série Fazendo Meu Filme, no nosso estande. Conhecia a Paulinha da internet, das leitoras que falam tão bem dela. Sempre curti a capa do livro da autora, escutei falar bem da personagem Fani e li elogios para a escritora que ela é. E quando vi, lá estava a Paula prestigiando o Novas Letras na maior humildade, super gentil e simpática. Fico tão feliz quando vejo alguém que merece fazendo sucesso. A Paula é dessas escritoras pé no chão, focada no trabalho, preocupada com os leitores, animada com seu texto e feliz.

No meio da conversa, ela comentou como acha curioso eu ter escrito sobre uma vilã e como adora a Fani, personagem de Fazendo Meu Filme, não sabe se gostaria de um livro com uma personagem malvada igual a minha Mila. Expliquei do meu desejo de escrever uma protagonista vilã, mas ressaltei o carinho recebido das leitoras, mesmo que elas detestem a Mila. Sem vocês, meninas, me dando apoio, escrevendo, comentando, falando dos meus livros, realmente eu me sentiria em bad trip. Mas com vocês, a Mila perde a densidade, é apenas uma personagem que me fez conhecer muita gente querida. Também contei para a Paula sobre a protagonista do bem que vem por aí, em Garota Replay. A autora de Fazendo Meu Filme disse que curtiu o nome do meu livro novo. Aliás, meus amigos andam falando bem do novo título do meu livro. Eba, eba, eba!!!

Durante a conversa, falamos de tudo: livro, comunicação com leitores, Twitter, futuro, viagens… a Fernanda França (@fernandafranca) e a Paula acabaram falando sobre gatos. Vou acabar me rendendo e adotando um gatinho, com representantes tão apaixonadas pelos felinos. Pelo que entendi a Paula tem um gatinho. A Fê, se não estou enganada tem três gatos. Uma delas eu sou apaixonada, uma cinza que a Fernanda encontrou na rua, parece de pelúcia. Eu já tenho minha auau Maria Eduardinha, mas quando a vida acalmar, quem sabe adoto um miau?

O bacana dos eventos é também poder compartilhar esses momentos com amigos escritores. A Leila Rego (@leilarego) mostrou o novo brinde dela para as leitoras: réguas lindas. Fico feliz que todo mundo do meu grupo de escritores está encontrando seu caminho e conquistando leitores da maneira mais especial possível. A Leiloca merece tudo de bom. Aliás, li “Pobre Não Tem Sorte”. Achei a Mariana um pouco prima da Mila… e o texto da Leila é maravilhoso, leiam o livro porque vão se divertir muito! Sucesso, amiga!

Tem muita gente querida que conheci na Feira mas não sei o nome. A lindinha da @WeLoveJoeBr, não sei o nome dela, falou comigo no Twitter, avisando que tinha me conhecido em Poços. O lado mais positivo das viagens é que elas continuam depois, nos encontros na internet, nos recadinhos lindos recebidos.

Da galera do Novas Letras, Nosso assessor Bruno Borges (@brunoborges92) não viajou, mas ficou trabalhando no Rio e vendo várias surpresas para os leitores. Vem muita coisa boa por aí, pessoas! E a Patricia Barboza (patbarboza) não foi porque tem um contrato bacana e está fazendo vários eventos no Rio, representando lindamente o Novas Letras nas escolas cariocas. Mas sempre que pode, a Paty está com a gente.

Deu para notar como adorei participar da Flipocos, né? Quero agradecer a Gisele Ferreira e toda a sua equipe. A Feira estava linda, muita gente atenciosa nos recebeu e voltei para casa com gostinho de quero mais.

Nosso próximo evento é em BH, cidade da Paulinha Pimenta. O encontro com o Novas Letras será na Fnac do BH Shopping. Quem vai? Eu, Enderson Rafael, Fernanda França e Leila Rego estaremos lá! Todos convidados!!!

Novidade ótima!!! Esse mês o Novas Letras está fazendo 1 ano! Muito bom saber que meu grupo está cada dia mais forte, conquistando seu espaço e recebendo o carinho de vocês. Para comemorar e agradecer o apoio dos leitores, tem sorteio de todos os livros dos autores do grupo. Já pensou? Participe do sorteio na página oficial do grupo: www.portalnovasletras.com.br

Com amor. Tammy

2 Respostas to “12 de maio de 2011, quinta-feira. Passos na Flipoços…”

  1. Marcielle Guimarães 17 de maio de 2011 às 4:14 pm #

    AAAAIIIII!!! Eu senti tudo como se estivesse lá também!! Que post mais lindoo! *—-*
    Estou adorando saber que vou conhecer vc, o Ende, a Fê e a Leila no Novas Letras essa semana… *—* estou saindo de Luz, no interior, pra ir no evento!!!
    A Paula é simpática mesmo né? Adoro ela!! Eu brinco que o gatinho dela, Miu Miu, é meu amorzinho… hahaha

    Beijos!
    Até sexta! =D
    Marcielle Guimarães

  2. Fernanda França 17 de maio de 2011 às 6:04 pm #

    Hahahaha Nikky vai se sentir quando souber que está na internet sendo elogiada, rs. Nikky não foi pega da rua, não, foi na agropecuária, rs. Não era lá um ambiente muito bão, mas eu brinco que essa nunca sofreu na vida e nem passou fome como os “irmãos”. É linda, carinhosa, de bem com tudo e todos. Polly e Teddy, sim, foram tirados da rua. Os dois iam morrer em dias, o vet disse, se não fossem adotados. Nós mesmos os tiramos da rua, primeiro Polly e depois Teddy. Sou apaixonada por gatos e fico feliz quando as pessoas descobrem como eles são animais carinhosos e amigos, bem ao contrário do que dizem por aí. Um beijo e boa adoção! :o) Fê.

Deixe um comentário

