17 de maio de 2010, segunda-feira. Desafio de todos nós!!!

17 maio

Adorei a ideia do Desafio Nacional!

Quando decidi ser atriz, cursar jornalismo e virar escritora, algumas pessoas me puxaram no cantinho para dizer que eu faria a maior besteira da minha vida. Isso não ia dar em nada. Hoje, com meu terceiro livro, alguns lindos leitores querendo saber de mim e uma humilde rotina cultural, que considero abençoada, digo que vale a pena lutar, mesmo sendo em um país de tantas dificuldades como o Brasil.

Ufa! Hoje sinto que ultrapassei a fase do “Melhor mudar de ideia. Escritor no Brasil não dá muito certo. São poucos que conseguem lugar ao Sol. Você já pensou em fazer Direito?”. O povo deve achar que não tenho mais cura. Acho curioso alguém achar que é possível deixar de lado algo tão especial para mim, quanto é meu amor pela escrita.

E eu venho seguindo a minha carreira, tendo a certeza que acontecerá o meu destino. Não me esforço para ser a tal, nem para ser a mais e muito menos para parecer coisas que não sou. Apenas trabalho intensamente com muito amor. E aos poucos esse amor me fez conhecer outras pessoas iguais a mim, pessoas que amam escrever, publicam livros, acreditam na potência desse país no mundo literário! Assim acabei sabendo do Desafio Nacional. Pequenos pedaços de pensamentos se aproximando e o Desafio Nacional (@DesafioNacional) já está por aí, sendo comentado na internet. Uma Campanha para divulgar os autores brasileiros. E imaginem que delícia estou incluída nesse evento, ou seria um processo, ou seria um novo momento para os escritores da nossa terra?

Agora será que é preciso o autor brasileiro lembrar que existe? Uma vez bati na porta de uma editora e um rapaz magrinho me disse: “Você é autora brasileira? Essa editora não trabalha com autores nacionais”. Desse dia em diante passei a notar uma delicada exclusão do autor nacional dentro do próprio território nacional. Também percebi autores estrangeiros sendo tratados como estrelas, ganhando páginas e mais páginas de divulgação e sendo tratados da mesma forma em seus paises, como estrelas, e ganhando páginas e mais páginas de divulgação.

Então acho que o DESAFIO do Desafio Nacional é mostrar como existem autores de qualidade que merecem espaço tanto quanto os internacionais, ajudando a valorizar quem está, brasileiramente, batalhando para que nossa literatura seja ainda mais especial. Vamos divulgar essa ideia: http://desafio-nacional.blogspot.com/

Obrigada para todo mundo que já entrou na Campanha e sucesso dobrado para os autores brasileiros, queridos e guerreiros! Enderson Rafael, Parabéns pela ideia!

Com amor. Tammy

4 Respostas to “17 de maio de 2010, segunda-feira. Desafio de todos nós!!!”

  1. Enderson Rafael 17 de maio de 2010 às 3:39 pm #

    Tammy querida! Disse tudo, ainda mais nas respostas maravilhosas que me deu e que em breve postarei no blog. O desafio é grande, mas o Desafio será maior ainda! hehehe Obrigado pelo carinho, pelo apoio e vamos sim fazer uma revolução nas livrarias desse país! Estamos num momento ímpar onde a internet nos une e podemos, juntos, fazer um grande movimento. Algo me diz que é questão de semanas até o Desafio Nacional cair na mídia de massa e muito mais gente perceber a besteira que estávamos fazendo até agora:-) Beijo imenso, obrigado mais uma vez!

  2. Bruno Borges 17 de maio de 2010 às 3:52 pm #

    Parabéns ao Enderson Rafael, pela atitude do Desafio Nacional! É revoltante encontrar editoras como essa, que só quer dar valor aos escritores internacionais. É lógico que existem muitas assim. Não dão valor ao que é bom. Não dão valor aos livros nacionais, OS MELHORES!
    Fica aqui a minha indignação com essa editora! Que pra mim, merece nota ZEROOOOOOOOOOOOO!
    Parabéns, Tammy! Pelo texto e pela divulgação, claro, de um projeto tão bacana. Como o seu, o ESCREVA O MUNDO!
    Beijooooooo! 😉

  3. Rafa 17 de maio de 2010 às 4:33 pm #

    Adorei o post!!!! O Desafio Nacional, como vc falou Tammy, é um desafio de todos nós… O enderson e tdos que tiveram a ideia de lançar estão de parabéns pela brilhante iniciativa!!!

    Um bjaaaaaaaaaaaaaaao

  4. Patricia Barboza 23 de maio de 2010 às 12:08 pm #

    “Você é autora brasileira? Essa editora não trabalha com autores nacionais”. Tammy, você não foi a única a ouvir essa pérola. Diferente de você, ouvi por telefone da responsável de uma editora do Sul. Isso tem +/- um ano. Fiquei revoltada. Mas a revolta não resolve nada, então fui buscar editoras que pensam diferente. E elas existem! Nós, autores nacionais, temos vários desafios. Esse é um deles. Mas a união faz a força. Parabéns, Enderson Rafael.

Deixe um comentário

