13 de maio de 2010, quinta-feira. Campanha para o livro brasileiro!

13 maio

Eu e Diego Braga, diretor de Garota Inferno Azul. Peça baseada no meu livro!

Então………………. muita correria! Ando dividindo meu tempo entre minha escrita e o trabalho no Retiro dos Artistas. Estamos batalhando para melhorar a Sala de Teatro e tenho certeza que será mais um espaço bacana para os atores aqui no Rio de Janeiro.

Aí chego em casa, cansada demais, e recebo um recado da Fernanda França, escritora amiga, me informando que nossos livros estão em dois sites queridos. Motivo? Está rolando uma campanha: “Desafio Nacional – Vamos ler mais os escritores brasileiros? Quantos tem na sua estante?” Quem começou a campanha foi o autor Enderson Rafael. Olha eu achei a ideia fofa demais. Já estou dentro dela. Quero morar nessa ideia!

Infelizmente (eu detesto escrever a palavra infelizmente) vivemos em um país de valores trocados. O número de peladas que é tratada como figura social importante é imensamente maior do que o de escritores sérios que são valorizados nessa terra. Fico triste de ver amigos meus escritores que não conseguem lançar seus livros. Eles são ótimos, mas não recebem apoio, não conquistam seu sonho, mas a futilidade está aí com seu espaço garantido. Mas enfim eu já desisti de entender esse tipo de coisa e resolvi desde muito tempo não focar meu pensamento nesse desastre cultural, recorrente no meu país. Complexo falar disso, mas resumidamente me dedico aos meus livros, meu trabalho e para quem gosta de mim. Se aparece alguém que quer apenas fazer média, e nem com a minha cara foi, vai logo sendo eliminado.

E claro essa Campanha em pró dos escritores brasileiros me faz pensar que a nossa luta está valendo a pena e uma boa sensação invade minha alma.

Vale dizer: Algumas pessoas me pediram livro de presente. Eu amaria doar meus livros, mas, queridos, eu preciso vender o livro e não tenho condição de doar o que eu estou batalhando para dar certo. Fico triste demais quando mandamos um livro, no maior sacrifício brasileiro, e o jornalista em questão não dá muita atenção. Estamos no Brasil! Impostos caros, lucro sempre menor, pouca valorização… E uma série de questões que nem vale a pena lembrar. Posso garantir que é bem fácil ser escritor na Irlanda (terra da querida Marian Keys), Inglaterra e EUA. Imaginem como me sinto quando mandamos o livro e a pessoa não liga muito para o original, ligando menos ainda para divulgar? Fica aqui a mensagem: Cada entrevista, cada apoio, cada foto e cada palavra ajuda muito o livro brasileiro.

Deixo aqui dois sites super especiais que citaram Sou Toda Errada na campanha de livros nacionais! Obrigada!!!

Obrigada, Viaje na Leitura! http://www.viajenaleitura.com.br/2010/05/desafio-nacional-minha-estante-verde.html

Obrigada, Eu leio, eu conto! http://euleioeuconto.blogspot.com/2010/05/desafio-nacional.html

Com amor. Tammy

10 Respostas to “13 de maio de 2010, quinta-feira. Campanha para o livro brasileiro!”

  1. Cibele 13 de maio de 2010 às 8:42 am #

    Tammy,

    adorei a visita e obrigada por divulgar meu post do desafio nacional. Fico muito feliz por participar dessa campanha.

    Da lista de livros nacionais que eu fiz, o seu foi um dos que mais chamou a atenção dos leitores, muitos me perguntaram sobre ele.

    Espero que você tenha cada dia mais sucesso 😉

  2. Carmen 13 de maio de 2010 às 5:48 pm #

    Tammy, continuo por aqui. Linda foto com o diretor Diego Braga. Que o trabalho de vcs tenha ainda mais sucesso! Vc é uma grande artista e pena que vivemos em um ´país tão medíocre que valoriza BBBs e mulheres frutas.
    N pare com seu sonho. Vc já é realidade na vida de muita gente!

  3. Joana 13 de maio de 2010 às 7:15 pm #

    Adorei sua blusa. Show mesmo! Tudo que escreve é mil!

  4. Bruno 14 de maio de 2010 às 5:39 am #

    Adorei o post de hoje!
    O escritor deve e merece ser mais valorizado nesse país.
    Eita, não tô muito inspirado hoje! ahahahaha…Mas adorei!
    Beijoooooooooooo!

  5. Fernanda França 16 de maio de 2010 às 4:15 am #

    Isso ai, amiga, vamos a luta!!!! (por que aqui nao tem acento? rsrsrs) Beijos, Fe.

  6. Letícia Conde 16 de maio de 2010 às 4:58 am #

    tammy,
    mandei um e-mail para vc e vim avisar só caso ele caia em lixo eletrônico.
    é sobre uma das frases do teu site: “Às vezes, a melhor maneira de se encontrar é se perder na vida de alguém.” (Alguém sabe o autor dessa frase???)…
    aparetemente ela é de um filme.. tara road – aprendendo a viver. =]
    abraços.

  7. Letícia Conde 16 de maio de 2010 às 5:09 am #

    e claro,agora, após lido teu post acima digo, eu escrevo e já desisti de publicar. consegui publicar em portugal! sim, em portugal.
    mas claro que o sonho é ter divulgação no brasil… o que nem penso muito.
    infelizmente, de fato essa palavra é triste, esse país é como vc disse.
    creio que nem mesmo é pelo espaço ao vulgar, mas ao de fora.
    brasileiro gosta de ver o nome da capa sendo estrangeiro.
    gosta de americanialismo… nós e nossa xenofilia. o que não significa que não seja vulgar tbm… mas ao menos eles, os norte-americanos, sabem fazer algumas coisas que prestam tbm.
    no caso dos livros.. só sendo um, desculpa a palavra, merda de paulo “rabbit” pra fazer sucesso… e claro que me recuso a escrever besteiras populares como ele pra vender e comprar um castelo na europa…
    ser um enlatado, coisa comercial, tem seus beneficios… e tem quem aceite.
    eu não sei fazer esse tipo de jogo. e dai eu penso, será que estou errada?
    e sinceramente não tenho esperanças de que isso um dia vá mudar, porque o brasil, as cortes que vieram e ficaram por acá, não trouxeram a cultura…
    a única coisa que souberam fazer foi mortes, escravos e catolicismo… que com o perdão aos fiéis, tbm é uma outra bosta.
    enfim.
    é o que eu penso… ou seja, assino bem abaixo em teu post.
    abraços.

  8. Carina de Oliveira 16 de maio de 2010 às 5:16 am #

    Tammy, Eu Assisti a Sua Peça no Teatro da Tijuca e amei!
    Parabéns. Não falei com você pq tive que sair correndo. parabéns! inclusive peguei um panfleto seu com seus livros
    quanto eh o seu livro? bjs

    • Tammy 16 de maio de 2010 às 3:13 pm #

      Carina, ai que pena que a gente não se falou. Mas fico feliz que tenha visitado meu site. Volte sempreeeeeeeeee!
      Para comprar o livro, pode ser aqui no site e ainda vai autografadoooooooooooooo! Adoro autografar!
      Bjinhos. Tammy

  9. Enderson Rafael 16 de maio de 2010 às 7:23 pm #

    Seja muito bem-vinda à campanha, Tammy! O que achas de bolarmos um encontro com os autores no Rio? Juntamos uns 3 ou 4 e chamamos a galera pra assistir e fazer perguntas tendo como tema o “Desafio Naciona”;-)

Deixe um comentário

